Plantas tóxicas


Azaléia
Muito popular em casas e jardins. Ela pode ser altamente tóxica, causando problemas digestivos e cardiácos. Causa vômitos, salivação intensa, perda de apetite, diarreia, arritmia cardíaca, queda de pressão, dor abdominal, convulsões, cegueira, fraqueza, tremores e até levar ao coma.
Comigo-nínguem-pode
Contêm cristais insolúveis e oxalato de cálcio que quando ingeridos causam sintomas como dor oral, salivação excessiva, vômitos, inchaço severo dos lábios, da língua e da cavidade oral, asfixia e levar a morte.

Dama da noite
Os frutos e suas folhas são tóxicos, podem causar náuseas, vômitos, agitação, distúrbios comportamentais, incoordenação motora, tremores, convulsões e até alucinações.

Tulipa
É uma flor bastante popular e tem efeito tóxico mais para os gatos do que para os cães. Quando ingerida pode causar vômitos, diarreia, apatia, dificuldades respiratórias e salivação excessiva.

Copo de leite
Assim como a comigo-nínguem-pode, contêm cristais insolúveis e oxalato de cálcio que quando ingeridos causam sintomas como dor oral, salivação excessiva, vômitos, inchaço severo dos lábios, da língua e da cavidade oral e asfixia.

Antúrio
Assim como a comigo-nínguem-pode, contêm cristais insolúveis e oxalato de cálcio que quando ingeridos causam sintomas como salivação, inchaço dos lábios e língua, irritação oral, vômitos, dificuldade na deglutição e respiração.

Lírio
Dependendo da quantidade ingerida pode causar irritações na boca, na pele, oculares e dificuldade em engolir. Em casos mais graves causa perda de apetite, aumento da micção, vômitos, desidratação e até insuficiência renal.

Espada de São Jorge
Além de plantas ornamentais são conhecidas como plantas que espantam o mau olhado. Quando ingerida pode causar intoxicação leve, causando sintomas como salivação intensa, dificuldade para movimentação e respiração. Toda as partes desta planta são tóxicas.