Curiosidades Felinos
Os gatos são seres extremamente sensíveis. De acordo com o guia da Sociedade Internacional de Medicina Felina os gatos precisam de 5 pilares para se manterem saudáveis
-
Providenciar local seguro
-
Promover vários e separados recursos como água, comida, caixas de areia, arranhadores, áreas de brincar, áreas para descansar e dormir
-
Promover oportunidades para brincar e estimular seu comportamento predador
-
Interação social positiva com humanos
-
Promover um ambiente que respeite a importância do senso olfativo.
- Os felinos não tem necessidade de banho pois realizam a auto-higiene.
- O ideal é que tenha pelo menos 1 caixa de areia a mais para a quantidade de gatos em casa!
- Escove diariamente seu gato, para evitar formação de bolas de pelos no estômago. Gatos vomitando bolas de pelos é comum, mas não deve ser considerado normal.
- Mantenham as vacinas e vermífugo sempre em dia!
- Cuidado com as janelas, as telas são fundamentais!
- A alimentação deve ser de qualidade e deve sempre respeitar a idade de vida do paciente (filhotes, adulto ou sênior).
- Ofereça sempre muita água fresca através de vários potes espalhadas pela casa ou até mesmo fontes d'água. NUNCA acostume seu gato a tomar água da torneira pois ele pode só beber água quando você estiver em casa, e a falta de ingestão hídrica ajuda na na formação de calcúlos urinários e desenvolvimento de cistites. Um felino deve beber em torno de 44 a 66ml por quilograma de peso corporal, as rações normalmente possuem em torno de 8 a 10% de água em sua composição.
- Os sachês são excelentes opções para estimular a ingestão hídrica nos gatos.
Há algumas maneiras de promover enriquecimento ambiental para nossos gatinhos.
- O primeiro deles é inserir outros amigos no ambiente.
- O segundo é através de estímulos sensórias (erva de gato), olfativo, tátil (arranhadores), visual (janelas teladas para observação), objetos inanimados que estimulem seu aprendizado como varinhas com penas nas pontas.
- Instalar prateleiras pela casa com rotas de entrada e saída, esconderijos, arranhadores
Aqui vai algumas dicas para quando levar ao veterinário.
Ele poderá ficar enjoado, devido ao movimento e por estar dentro da caixa de transporte, ele não terá visual do que esta acontecendo.
Alguns gatos não gostam de entrar na caixa porque já associam a ida ao veterinário, por isso temos que fazer com que a caixa vire parte de sua rotina diária, deixa-la em um local onde ele sempre a veja, colocar alguns petiscos dentro de vez em quando.
Quando for comprar uma caixa, é melhor aquela que desencaixa a parte de cima, pois alguns gatos se sentem mais seguros dentro dela e não querem sair. Nunca retire a força ou chacoalhe a caixa de transporte.
É um ambiente que tem diversos cheiros, inclusive de cães, então o ideal é manter a tranquilidade, tom de voz baixo e calmo quando for manusea-los.



Lugar de GATO é dentro de casa! Para evitar:
- Envenenamento
- Atropelamento
- Brigas com cães
- Rituais religiosos
- Cruzas/ crias indesejadas
- Disseminação de doenças
Saiba mais sobre as principais doenças de felinos